Publicado por: marcospauloteixeira | Dezembro 13, 2008

CRIAÇÃO DE “IRMÃO SALVADOR” É LÍCITO?

mmmAPROVADA A CRIAÇÃO POR FERTILIZAÇÃO ASSISTIDA DE IRMÃOS SALVADORES.
Por meio deste dispositivo agora os pais de crianças doentes que tenham condições genéticas de usar as técnicas de fertilização in vitro podem selecionar embriões para produzir “irmãos salvadores” que uma vez nascidos atuem como doadores de órgãos para salvarem irmãos já nascidos e doentes. Em 2006 a Human Genetics Commission do Reino Unido já havia publicado um relatório aconselhando a permissão legal para a criação de “irmãos salvadores” (saviour siblings).
O relatório afirma não haveria problemas que uma criança produzida com a finalidade de doar tecidos ou órgãos, desde que se providenciasse para que ela não fosse considerada apenas um banco de órgãos. O verdadeiro problema que o relatório não menciona é que a criança deve ser genético compatível com o irmão doente já existente e para isso é necessário fertilizar cerca de 50 embriões dos quais, uma vez selecionado o correto, os demais serão todos descartados. Ademais, na maioria dos casos o procedimento não funciona e são pouquíssimos os casos de sucesso com o procedimento.
Muitos médicos questionam qual seria o interesse do governo e da mídia em aprovar o projeto, quando sabe-se que podem-se obter resultados semelhantes com muito maior eficiência e menor custo instalando bancos de sangue de cordões umbilicais para todas as pessoas que nascem no Reino Unido. Há 600.000 nascimentos por ano na Grã Bretanha, a tecnologia é conhecida há muitos anos e até hoje existem somente pouquíssimos destes bancos.
Uma reportagem da BBC mostra que em 2006 já havia havido casos de criação de irmãos salvadores na Inglaterra. http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/4663396.stm .
Observações minhas: Para onde estamos indo? Que futuro nos espera se a vida humana não tem mais um sentido espiritual?
Lembremos a passagem bíblica Lucas 1,39-41: “Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.”.
Maria Santíssima ao visitar a sua prima favoreceu que esta(Isabel) ficasse cheia do Espírito Santo e que sua criança estremecesse no seu ventre.Esse milagre(a santificação de João ainda no seio de sua mãe) aconteceu antes mesmo do início da vida pública de Jesus. Isso nos mostra que mesmo antes de nascermos, Deus conta conosco e nos ama independentemente do estágio de vida que nos encontramos, se mórula, se embrião ou se já nascido. Nós fazemos parte dos planos de Deus. De um modo mais profundo isso implica finalidade, pois Deus não faz nada sem finalidade e se ele nos fez e permitiu que fôssemos gerados é porque temos uma finalidade. A razão da nossa existência não pode ser comparada a necessidade de saúde de outro ser humano.
Comparemos agora o Autor do milagre (Jesus) com o seu beneficiário (João Batista). Jesus é um pequeno embrião de alguns dias. João já é um bebê grande, com seis meses de vida. Seus órgãos já estão todos formados. Encolhido no ventre de Isabel, ele já faz sentir sua presença quando se move.
Muitas das pessoas que não teriam escrúpulos em destruir bebês com a idade de Jesus (alguns dias) ficariam confusas diante de um bebê com a idade de João (seis meses). No entanto, o pequeno santificou o grande. Toda a alegria que inunda a casa de Isabel, e que culmina com o cântico de Nossa Senhora (o “Magnificat”), tem como causa aquele minúsculo ente humano, que também é Deus, oculto no ventre de Maria.
Sabemos que se o governo resolver criar bancos de sangue de cordão umbilical eliminaríamos a pseudo-necessidade de criar um ser humano apenas para servir de doador para o irmão. Quem tem mais valor, o que nasceu primeiro ou o que foi concebido para servir apenas de doador?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: