Publicado por: marcospauloteixeira | Dezembro 13, 2008

“Não só as chuvas causaram os desastres em Santa Catarina”

Em entrevista ao Canção Nova Notícias, o Bispo da Diocese de Blumenau (SC), Dom Angélico Sândalo Bernardino, falou sobre a situação na qual encontra-se a população de sua Diocese após as fortes chuvas que aconteceram em todo estado.
O Bispo falou das muitas mortes, 118 até o momento e fez uma reflexão sobre suas causas. “É claro que a chuva [é uma das causas]. Se não tivesse chovido torrencialmente, nós não teríamos tido tantos desastres (…). Mas a imprensa e outros meios e nós mesmo ficamos em cima do imediato e nos esquecemos que explodiu o gasoduto aqui em Belchior, no município de Gaspar”, salientou destacando também que a política habitacional e a qualidade do solo da região devem ser indagadas.”Há locais aqui que, há 25 anos, técnicos disseram ser inadequados para habitação. É preciso que o Brasil inteiro saiba que as vítimas não foram de enchente. Houve enchente, houve enxurradas, perdas materiais, mas as vítimas foram de desmoronamentos.
Não vi nenhum morro que tenha sido não tocado indevidamente que veio abaixo”, denuncia. Dom Angélico diz que o número de mortes “machuca o coração”. O bispo salienta, entretanto, a “rede magnífica de solidariedade” por parte do Brasil e de outros países que se mobiliza para amenizar o sofrimento dos desabrigados.
O bispo de Blumenau destacou a ajuda por parte das Igrejas Católicas e, em irmandade, das Igrejas Luteranas e Assembléia de Deus que, desde o primeiro instante, abriram seus espaços para abrigar as vítimas das chuvas. “Alguém a esta altura poderia perguntar: ‘Mas por quê?’. Tem pessoas que dizem: ‘É castigo de Deus, é abandono de religião’. Digo eu que não, não é por aí. O nosso Deus é de misericórdia, de ternura”, assinalou o bispo.
O bispo conclui com uma mensagem de esperança: “Há quem diga: ‘Perdemos tudo. Mas a fé e a esperança crescem dentro de mim’. Estamos caminhando na fé, na esperança e na solidariedade”.
fonte:Canção Nova notícias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: