Publicado por: marcospauloteixeira | Dezembro 13, 2008

Qual a diferença entre ALMA e ESPÍRITO?

Há uma confusão quando se fala em “alma” e “espírito”. Muitas pessoas, ao ouvirem algo sobre alma e espírito, imaginam algo tenebroso ou até mesmo lembra de fantasmas. Meu professor de psiquiatria tocou no assunto na sala de aula, mas mesmo assim não ficou claro o que seria “alma” e o que seria “espírito”.

A palavra ALMA vem do latim “anima” e significa o princípio vital ou animador de um corpo organizado. Em síntese, duas coisas precisam ficar claras: I) todo ser vivo tem alma; II) há tantos tipos de alma quanto são os tipos de vida.

Existem três tipos de vida: a vida vegetativa, a vida sensitiva e a vida intelectiva.

A vida vegetativa compreende as funções de nutrição, crescimento, reprodução, irritabilidade (= capacidade de reagir a lesões, restaurando os tecidos prejudicados).

A vida sensitiva compreende as funções da vida vegetativa e, mais, a capacidade de conhecer seres concretos mediante os sentidos.

A vida intelectiva compreende as funções vegetativas, sensitivas e, mais, a capacidade de conhecer noções universais, abstratas, distinguindo o essencial do acidental para chegar a definições tão precisas quanto possível.

Logo, podemos afirmar que também existem três tipos de alma:

1) a alma vegetativa, nas plantas;
2) a alma sensitiva, nos animais irracionais;
3) a alma intelectiva nos seres humanos.

A alma vegetativa e a alma sensitiva são de índole material. Isso quer dizer que não realizam funções que ultrapassam o âmbito da matéria, ao contrário, a alma intelectiva ou humana é espiritual. Ou seja, só o homem consegue perceber que existe; só o homem pode perceber que ele não é a origem dele mesmo.

Então agora cabe uma pergunta: o que é espírito?

Espírito é o ser real que não tem matéria nem corpo (quantidade, peso, tamanho…), mas é dotado de inteligência e vontade.

Vamos analisar alguns exemplos:

Espírito incriado e não unido à matéria: DEUS
Espírito criado e não unido à matéria: ANJOS
Espírito criado e unido à matéria: ALMA HUMANA

Então conclui-se que o princípio vital do organismo humano é espírito, chamado de alma humana.

Mas há quem pergunte: a alma humana é mesmo espiritual?

Para responder essa pergunta deve-se usar o princípio de que o ser e o agir de determinada realidade devem ser correlativos entre si, ou seja, cada qual age em função do que é. Por exemplo, se determinada substância tem por efeito salgar alimentos, digo que o seu ser consta de sódio e cloro (NaCl); se outra substância tem por efeito corroer, pensarei que seja um ácido, logo, se desejo saber se a alma humana seja espiritual ou material, devo examinar as suas atividades; se estas não ultrapassam as capacidades da matéria, direi que a alma humana é material; se as ultrapassam, direi que é espiritual ou imaterial.

Só a alma humana possui atividades como: percepção do universal, linguagem, consciência de si mesmo, cultura e o progresso.

Que fique claro que a alma humana não provém de evolução e nem de seleção natural, a alma humana é criada por Deus no momento em que o óvulo encontra-se com o espermatozóide. Se alguém clonar um ser humano, existirá uma nova alma. Se um único espermatozóide, ao fecundar um óvulo, formar dois embriões, teremos duas almas humanas.

Obs: sugiro ler o artigo sobre evolucionismo e criacionismo.

Referências:
AQUINO, Felipe Rinaldo Queiroz de. Ciência e fé em harmonia. São Paulo: cleofas, 2007, 4ª ed.

BETTENCOURT, Estêvão Tavares. Curso de iniciação Teológica por correspondência. Módulo 12: ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA (II). Rio de Janeiro.

Autor: Marcos Paulo – 31/07/2008


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: