Publicado por: marcospauloteixeira | Dezembro 30, 2008

Aborto: D. Geraldo Majella critica PT durante missa

Publicada em 29/12/2008 às 00h11m

O Globo

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2008/12/28/aborto-geraldo-majella-critica-pt-durante-missa-587717681.asp

 

SALVADOR e BRASÍLIA – Ao condenar a prática do aborto durante uma missa neste domingo, o cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella, criticou o PT por abrir processo no Conselho de Ética do partido contra os deputados federais Luiz Bassuma (BA) e Henrique Afonso (AC), no passado. Segundo ele, os dois serão punidos por serem contra a descriminalização do aborto.

 

— Quando se procura até expulsar de um partido que está no poder (o PT) aqueles que não votaram pelo aborto, o que podemos esperar dessas pessoas? Não há dignidade humana. Daí vêm todas as corrupções, os mensalões, e só quem vai mesmo para a cadeia são os pobres — disse Dom Geraldo, ex-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Quando se procura até expulsar de um partido que está no poder aqueles que não votaram pelo aborto, o que podemos esperar dessas pessoas? “


O processo foi aberto no Conselho de Ética do PT em novembro, mas, segundo o presidente da sigla, Ricardo Berzoini, não tem como alvo a opinião dos parlamentares, “que é de foro íntimo e o PT respeita”.

 

A ação analisa o comportamento agressivo de Bassuma e Henrique em relação à secretária nacional de Mulheres do PT, Laisy Moriéri, durante discussão sobre o tema. Foi Laisy quem representou contra eles, que teriam chamado de assassinos os que defendem a descriminalização do aborto (posição oficial do PT).

 

Berzoini disse que o posicionamento do cardeal é um direito e que o processo interno “será conduzido com toda a tranqüilidade que o tema merece”. O processo só deverá entrar na pauta da Executiva Nacional do PT em março ou abril.

 

Na missa do Dia dos Santos Inocentes, Dom Geraldo criticou as mortes de crianças e adolescentes ocorridas este ano, e incluiu o aborto como mais uma forma de violência.

 

— Tantas tentativas vemos para a legalização do aborto. Essa é a vitória do egoísmo. Morrem já no ventre materno, porque são bocas que aparecem para serem alimentadas e não há pão suficiente para ser repartido a todos — disse.

 

email de Rodrigo Pedroso


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: