Publicado por: marcospauloteixeira | Fevereiro 23, 2009

Igreja promove ciência genética, mas condena eugenismo

Igreja promove ciência genética, mas condena eugenismo

Prepara-se um congresso no Vaticano sobre as implicações éticas

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 17 de fevereiro de 2009 (ZENIT.org).- A pesquisa «pode crescer e deve avançar», mas o mesmo deve acontecer com «a consciência ética», considera o bispo Rino Fisichella, presidente da Academia Pontifícia para a Vida. 

O prelado italiano interveio nesta terça-feira na coletiva de imprensa de apresentação do Congresso «As novas fronteiras da genética e o risco do eugenismo», promovido pela Academia vaticana que ele preside, por ocasião de sua XV assembléia geral, que acontecerá de 20 a 21 de fevereiro. 

Durante sua intervenção, Dom Rino Fisichella reconheceu as pesquisas que se realizaram na última década sobre o Genoma Humano, que permitiram destacar milhares de doenças hereditárias, evitando assim males congênitos. 

Dom Fisichella mostrou como a genética, «ainda que no contexto pré-matrimonial e precedente à concepção se aplica para verificar o risco de ser portadores de patologias», «hoje é aplicada no âmbito pré-natal e implica – como pode imaginar-se – problemas de caráter ético». Deste modo, bebês portadores de doenças são eliminados no ventre materno. 

Toda conquista científica gera possibilidades e riscos, advertiu o prelado, explicando que a tendência do eugenismo não só é uma questão teórica. Constitui «uma mentalidade que tende lenta, mas inexoravelmente, a difundir-se». 

«Como acontece frequentemente, um sutil formalismo linguístico, unido a uma boa publicidade sustentada por grandes interesses econômicos, faz perder de vista os verdadeiros perigos subjacentes e tende a criar uma mentalidade que já não é capaz de reconhecer o mal objetivo nem formular um juízo ético correspondente», assegurou. 

Por este motivo, a Santa Sé pensou em convocar um congresso de caráter internacional para «verificar se na experimentação genética estão presentes aspectos que tendem e atuam de fato a uma ação de eugenismo». 

Igualmente, criticou a mentalidade reducionista que «tende a considerar que há pessoas que têm menos valor que outras», seja por sua condição social ou «por sua condição física, por exemplo, os deficientes, os doentes mentais, as pessoas consideradas em estado vegetativo, as pessoas idosas com graves patologias». 

O congresso procura encontrar um caminho comum entre ambas as vias (a da rejeição do avanço científico e a da rejeição da ética), razão pela qual se deve «fazer crescer e progredir a consciência ética, sem a qual cada conquista só seria parcial, nunca destinada plenamente a cada pessoa e ao desejo de uma vida plenamente humana». 

Por isso, deve estar aberta à «transcendência que a ultrapassa e a envolve». 

O congresso, que acontecerá na Nova Sala do Sínodo na Cidade do Vaticano, contará com 400 participantes, entre médicos, biólogos, teólogos e filósofos. 

Seu objetivo é sublinhar as atuais possibilidades da intervenção da medicina para combater as doenças de caráter genético e analisar o desenvolvimento de eugenismo, seja do ponto de vista jurídico, seja a partir da visão antropológica. 

Também serão analisadas as possíveis formas de eugenismo para fazer uma avaliação global e oferecer orientações e critérios em linha com os ensinamentos do Magistério da Igreja, para que sejam capazes de responder a este desafio. 

No congresso intervirão, entre outros, o cardeal Javier Lozano Barragán, presidente do Conselho Pontifício para a Saúde, e o cardeal Antonio Cañizares, recentemente nomeado prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos.

fonte: zenit.org


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: