Publicado por: marcospauloteixeira | Outubro 30, 2009

HONRAR PAI E MÃE

HONRAR PAI E MÃE

 Por Marcos Paulo Teixeira

coragem

Analisando esta foto vemos um criança defendo alguma coisa. Talvez seja o direito de seus pais permanecer morando na rua‚ ou talvez o direito de seus pais usarem a rua para vender alguma coisa no mercado informal ou simplesmente a imaginação de ser um super-herói com força suficiente para derrotar vários policiais armados. Não sei! Mas de uma coisa tenho certeza‚ essa criança tem mais coragem do que muitos de nós.

 Antigamente as famílias eram numerosas, algumas com até 20 filhos. No meio de tantos filhos‚ existiam duas figuras superiores e dignas de respeito‚ temor e veneração: OS PAIS! Sim‚ os pais eram respeitados por todos os seus filhos. O pai‚ que ao ver o filho fazendo algo errado‚ batia no filho, não para espancar‚ para que este aprendesse a lição e não mais cometer tal erro. Mesmo assim‚ os filhos não ficavam revoltados e não guardavam mágoas do Pai. Hoje‚ essa pedagogia de não bater nos filhos‚ elevou o ego da criança‚ e ela já não teme enfrentar os pais.

 Como as famílias diminuiram muito com a expansão do falso mito da explosão demográfica e com a disseminação do planejamento familiar articial e forçado‚ os pais concentraram seus esforços para satisfazer as vontades de um ou dois filhos. Logo‚ nasce o que não era comum antigamente: A crinça mimada! Os pais tentam a todo custo realizar os seus desejos. Aí‚ os pais que eram as figuras mais importantes da família‚ se tornam meros coadjuvantes. Não é a toa que depois que envelhessem os filhos jogam os pais em abrigos para idosos‚ e quando muito‚ visitam no Natal.

 Hoje os pais e filhos parecem que estão no mesmo patamar de importância dentro das famíla. Por isso os filhos acham que os pais tem obrigação de fazer tudo o que eles querem.

 O quarto mandamento de Deus é HONRAR PAI E MÃE. Vejam que não é honrar filhos. Isso quer dizer que os filhos DEVEM VIVER EM FUNÇÃO EM DOS PAIS e NÃO os pais em função dos filhos‚ isso porém não implica que os pais não amem e cuidem dos seus filhos‚ mas sim‚ implica em lembrar que eles (os pais) são os que merecem honra.

 O quarto mandamento também inclui respeito e obediência àqueles que se constituem autoridade: professores‚ autoridades religiosas‚ civis e pátria. Os quatro pilares do 4° mandamento é o amor‚ respeito‚ gratidão e obediência.

 A obediência deve ser justa‚ ou seja‚ sempre que não seja pecado o que nos mandam (tipo roubar ou matar). Mas no demais‚ o mandamento exige obediência‚ mesmo que‚ para o filho‚ o Pai ou Mãe‚ estejam errados.  

 Quando os filhos vivem em função de si próprio e não dos pais‚ dificilmente despertarão o quinto pilar do 4° quarto mandamento: A proteção! Nesse caso‚ os filhos amam tanto os pais que são capazes de denfender os pais mesmo em situações de perigo.

 Olhe novamente a foto acima!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: