Publicado por: marcospauloteixeira | Outubro 31, 2009

Encontrados filmes que revelam ajuda de Pio XII às vítimas da guerra

Encontrados filmes que revelam ajuda de Pio XII às vítimas da guerra
Afirmações da delegada da Filmoteca Vaticana

Por Jesús Colina

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 28 de outubro de 2009 (ZENIT.org).- A enorme atividade de ajuda que Pio XII desenvolveu durante a Segunda Guerra Mundial a favor de todas as vítimas, independentemente de sua religião, pode agora ser vista em filmes cinematográficos que foram redescobertos. 

O achado mais surpreendente é a película “Guerra à guerra”, um filme realizado em 1948 por uma produtora italiana, “Orbis”, dirigido por Romolo Marcellini, que também dirigiu “Pastor Angelicus”, de 1942, e Giorgio Simonelli.

O filme foi descoberto na Cineteca Nacional Italiana, em um estado bastante deteriorado, e ao se constatar o caráter extraordinário das imagens, entrou-se em contato com a Filmoteca Vaticana.

A doutora Claudia Di Giovanni, delegada desta Filmoteca, confessou a emoção experimentada quando recebeu o convite da Cineteca para poder ver estas imagens das quais se desconhecia sua existência. 

Seu testemunho foi exposto na assembleia plenária do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, que o Papa encerrará nesta quinta-feira. 

No documentário, que em algumas passagens apresenta também uma história cinematográfica, podem-se ver “imagens extraordinárias da Segunda Guerra Mundial, particularmente duras, mas sumamente eficazes para sublinhar o drama do conflito”, explica Di Giovanni.

“Com o fundo da guerra, as palavras e obra de Pio XII, em ajuda de todas as vítimas, com as imagens dos refeitórios, criados pelo Papa, e a residência de Castel Gandolfo, aberta aos refugiados”. 

O espectador pode ver como o Papa converteu as grandes salas do palácio apostólico em dormitórios para mulheres e crianças refugiados.

Em outro momento, se vêem as imagens da Praça de São Pedro e da Basílica de São João de Latrão, onde por indicação do Papa se criaram refeitórios para dar de comer à população que atravessava a penúria da guerra.

“O filme é particularmente importante pois representa a tentativa do catolicismo de comunicar através da arte cinematográfica seu ‘não’ à guerra. O filme praticamente não pôde ser distribuído no período pós-bélico, mas é um testemunho fundamental do compromisso do Papa Pio XII a favor da paz”, explica a delegada da Filmoteca Vaticana.

“A restauração do filme foi apresentada no festival de cinema de Veneza, em setembro passado, impressionando tanto a crítica como o público, com um estilo narrativo inspirado no neorrealismo, simples mas eficaz, que não oculta o horror, mas o representa em toda sua realidade mais que explícita, sobretudo se consideramos que se trata de um filme de 1948”, afirma a delegada.

A Filmoteca Vaticana colaborou com a Cineteca Nacional Italiana à restauração do filme, e agora conta com uma cópia para poder projetá-la em circunstâncias não comerciais.

Outros documentos audiovisuais

Mas não é o único testemunho audiovisual que narra a ajuda de Pio XII aos necessitados, entre os quais havia também judeus.

A Filmoteca Vaticana recebeu recentemente 70 filmes que documentam a atividade da Pontifícia Obra de Assistência (POA), criada pelo Papa Pio XII para ajudar as vítimas da Segunda Guerra Mundial, informa Claudia di Giovanni.

Foi instituída em 1944 com o nome de Pontifícia Comissão de Assistência aos Refugiados (PCA), logo se chamou POA, e ofereceu seu serviço até 1970, assistindo os pobres, os enfermos, encarcerados e vítimas dos desastres naturais. 

Agora corresponde à Filmoteca Vaticana analisar com detalhe estes filmes e conservá-los para que possam ser um patrimônio da história.

fonte: Agência de notícias  Zenit


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: