Publicado por: marcospauloteixeira | Março 18, 2010

Sobre a Pedofilia e a crise da Igreja no Brasil

Sobre a Pedofilia e a crise da Igreja no Brasil

Por Marcos Paulo Texeira

Sobre a atual condição e as recentes acusações de pedofilia cometidas por padres no Brasil‚ sinto-me impulsionado a expressar a minha opnião sobre tais fatos. O código de Direito Canônico‚ em seu cânon 212‚ garante ao fiel leigo o direito de se manifestar sobre aquilo que afeta a vida da Igreja: “De acordo com a ciência, a competência e o prestígio de que gozam, [os fiéis] têm o direito e, às vezes, até o dever de manifestar aos Pastores sagrados a própria opinião sobre o que afeta o bem da Igreja e, ressalvando a integridade da fé e dos costumes e a reverência para com os Pastores, e levando em conta a utilidade comum e a dignidade das pessoas, dêem a conhecer essa sua opinião também aos outros fiéis” (§3).

 

Hoje vi num blog uma discussão sobre o que o comunismo tem com os casos de pedofilia acontecidos no Brasil. A princípio parece até que essa comparação não tem cabimento‚ pois o comunismo “per si” é ateu. Esse texto tem a finalidade de esclarecer‚ na minha opinião‚ a raiz‚ não só dos casos de pedofila‚ mas de todo o conjunto de acontecimentos que eu chamo de crise. Mais na frente vocês entenderão porquê chamo de crise‚ mas de início digo que essa crise não é uma crise de fé‚ pois a fé da Igreja é imutável e infalível. Essa crise é de disciplina.

 

Voltando um pouco na história‚ vemos um PAPA preocupado com uma nova heresia que assolava o século XX. Ela se chamava “MODERNISMO”. Essa heresia foi qualificada pelo PAPA PIO X como a “síntese de todas as heresias”.

 Mas o que diz essa heresia?

 Para o  Modernismo a verdade absoluta não existe‚ ou seja‚ toda e qualquer forma de verdade seria mera opinião de alguém ou um grupo religioso que‚ obrigatoriamente‚ deveria mudar com o tempo. Logo‚ para o modernismo‚ a doutrina bimilenar da Igreja Católica‚ deveria mudar com o tempo, transformando-se em algo mais “moderno”. Em 8 de setembro de 1907‚ o Papa Pio X publicou a encíclica Pascendi Dominici gregis expondo toda a doutrina modernista e mostrando o seu perigo.Se tratando de uma mega-heresia‚ esta teria influência em várias áreas como a filosofia‚ a teologia‚ a história‚ a crítica etc.

 

Continuando… O modernismo‚ por não aceitar nenhum dogma (porque isso contraria a lei de que verdade  não existe), é em sua essencia‚ uma heresia relativista. Ela coloca o Catolicismo no mesmo patamá que todas as religiões da história. Daí se entende a nova mania de ecumenismo desenvolvido no Brasil‚ na verdade posso chamar isso de pseudo-ecumenismo. Partindo desses pressupostos‚ o modernismo prega a adaptação do dogma as diversas realidades do seu tempo, modificando as doutrinas bíblicas por modas (como a dissolubidade do matrimônio)‚ a flexibilidade eclesiológica (com a famosa frase protestante: “religião não importa‚ o que importa é Deus”) e o relaxamento moral (o fim do celibato‚ o sexo antes do matrimônio‚ o aborto etc).

 

Ora, se Deus não é uma verdade absoluta‚ a oração e os sacramentos não tem muito sentido. Logo‚ os padres que adotam posturas modernistas tem características como:

  • não rezar (você conhece dez padres que rezam a liturgia das horas diariamente?)
  • não dar valor aos sacramentos‚ ou seja‚ tratam os sacramentos como símbolos sem importância. Você já ouviu falar numa Missa com pão francês? Pois é!
  • Desprezam a liturgia… A Missa da sua comunidade é solene?
  • Não dão importância ao celibato;
  • Não segue as instruções do vaticano sobre o uso de vestes clericais. É difícil encontrar um padre de batina!
  • E outras posturas que comentarei mais na frente.

 

 

Mas como surgiu o modernismo?

 

Bom‚ tal heresia é filha do protestantismo alemão como reflexo das doutrinas adotadas por Lutero Sola Fide e Sola Scriptura‚ ou seja‚ apenas a Fé (em contra-posição a salvação pelas obras) e só as Escrituras (em contra-posição ao magistério da Igreja e a Sagrada Tradição). A conversa por esse caminho é mais longa… vou direto ao que interessa.

 O Modernismo tem várias vertentes‚ uma delas‚ a mais comum na América Latina‚ é a Teologia da Libertação. Esta é uma doutrina materialista‚ que reinterpreta o mundo‚ o evangelho e a doutrina da Igreja diferentemente da tradição católica.

 E quais são os principais erros da Teologia da Libertação (TL)?

 Em primeiro lugar‚ a TL nega a ação sobrenatural de Deus que nos faz vencer o pecado e chegar a santidade. Por ser uma doutrina relativista‚ o conceito de pecado individual não existe. Logo‚ não é preciso confessar-se a um sacerdote. É difícil encontrar um padre para confissão na sua paroquia? Pois‚ os padres adeptos a TL fogem de confessar os fiéis. Para a TL o pecado é social. Como esta doutrina é também marxista‚ o pecado na Teologia da Libertação é não se engajar na luta comunista. Nesse contexto entra as CEBs (Comunidades eclesiais de base)‚ o MST e os partidos gerados por esse pensamento‚ como o PT.

 A CNBB foi a grande responsável por impregnar a TL nos seminários e nas comunidades. Os novos seminaristas entravam vocacionados no seminário e saiam verdadeiros comunistas disfarçados de sacerdotes. As CEBs foram tomando conta das paróquias e destruindo todo o espírito religioso do povo‚ pois a TL é uma doutrina agnóstica. Nessa mesma época‚ os protestantes cresciam assustadoramente‚ pois‚ enquanto as CEBs faziam politica nas paróquias‚ os protestantes evangelizavam. Aqui vale o ditado: “Quem está com sede bebe até água barrenta”.

 Os professores dos seminários eram‚ na sua grande maioria‚ socialistas e ensinavam uma religião adaptada a luta entre classes. Esses novos padres pregavam que na Terra haveria um paraíso quando os pobres retirassem dos ricos as riquezas e as distribuissem criando uma sociedade sem classes. Então‚ surge o MST inspirado nessa nova interpretação do evangelho. Em pouco tempo‚ foi ficando claro a posição anticlerical da TL quando começou a pregar que a hierarquia eclesiástica era um roubo do poder que pertencia ao povo. Igreja já não importava mais! A idéia era substituir as paróquias por comunidades de base.

 E onde ficavam a vida de oração‚ sacramentos, Missa solene e disciplina ficavam nessa história? Pois é‚ não ficavam!

A ordem das coisas estava invertida. Padres na política e leigos dirigindo as comunidades. Quem ensinava doutrina nessas comunidades? Ninguém!

Quem falava de santidade nessas comunidades? Ninguém!

Quem falava em castidade nessas comunidades? Ninguém!

 Com o apoio de religiosos socialistas como‚ Leonardo Boff‚ Frei Beto e diversos bispos‚ a TL ergueu Cristo mais vez no madeiro da Cruz ajudando a criar o PT.

Hoje o PT é o inimigo n° 1 do catolicismo no Brasil. É o partido mais abortista e mais golpista que o Brasil já teve. Tudo isso com o infeliz apoio da CNBB.

 Criou-se um novo clero: o clero esquerda! As denúncias de pedofilia e homossexualismo foram se multiplicando‚ pois esses religiosos já não davam mais importância a vida de oração e a prática da santidade. Ser casto é difícil para qualquer um‚ mas é imposível sendo adepto do modernismo.

 Sobre a pedofilia‚ eu me entristeço em admitir casos de padres envolvidos. Mas sou enérgico em dizer que o Papa João Paulo II e Bento XVI não se esquivaram do problema. Em 2002 o Papa falando aos Bispos dos EUA disse: “É preciso que fique absolutamente claro aos fiéis católicos e à comunidade mais ampla que os bispos e superiores se preocupam, sobretudo, com o bem espiritual das almas. As pessoas devem saber que não existe, no sacerdócio e na vida religiosa, lugar para aqueles que querem prejudicar os jovens.”

 Então‚ diante do exposto penso que os Bispos de tais padres precisam afastar do exercício do sacerdócio os padres que não horam a batina‚ e não apenas mudá-los de paróquia. Os cometeram o crime da pedofilia devem pagar por seus crimes.

 Qual a melhor maneira de não morrer de dengue? Prevenindo a multiplicação do mosquito! A melhor maneira de combater a pedofilia e a prática do homossexualismo dentro da Igreja é prevenir que se formem mais padres TL.

 Na minha opnião‚ a Igreja do Brasil‚ precisaria tomar medidas enérgicas para transformar essa realidade em santidade.

Cito algumas:

 1 – A CNBB deve negar a Teologia da Libertação de uma vez por todas;

2 – Deve-se voltar o respeito pela liturgia‚ os cantos gregorianos‚ o uso de batina pelos padres;

3 – extinguir os movimentos sociais comunistas do seio da Igreja;

4 – Afastar os padres envolvidos em traição do voto de castidade (principalmente os que escandalizaram a sociedade) e transferi-los para uma vida contemplativa.

5 – Incentivar as pastorais vocacionais;

6 – Fazer com que os padres diocesanos morem na paróquia;

7 – Aumentar a piedade das paróquias.

8 – Retirar a campanha da Fraternidade da quaresma e colocar no tempo litúrgico comum‚ pois a quaresma deve ter um espírito mais piedoso. Os cantos da CF ( que na minha opinião são horríveis) não devem ser cantados nas missas quaresmais‚ dando lugar a cantos mais espirituais.

 Vejam que‚ ao meu ver‚ a solução não é dada apenas por uma medida‚ mas sim , por um conjunto de ações que visem o bem da Igreja. Mas é preciso aceitar que existe uma crise que precisa ser combatida.

 Graças a Deus‚ a Igreja Católica no Brasil está brotando novos padres santos. Cito Pe. Jonas Abib‚ Pe. Paulo Ricardo‚ Pe. Léo (com Deus)‚ Dom Henrique Soares e tantos outros que não conheço.

 Vamos rezar para que as vocações sejam cada vez mais santas e não vamos dar muito ouvidos à mídia anti-católica brasileira que acentua os pecados dos membros da Igreja‚ mas faz questão de esconder o seu brilho.

 Rezemos pelo Santo Padre Bento XVI para que seja sempre o rochedo da Igreja. Peçamos a Virgem Maria por todos os sacerdotes!

 Termino esse texto reafirmando a confiança que tenho nessa frase de Jesus: “E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16,18).

No fim‚ a Igreja prevalecerá e o mal passará!

  Em Cristo e Maria Imaculada‚

Marcos Paulo Teixeira


Responses

  1. Caro Marcos Paulo,

    A TL é o mais puro evangelho de Cristo. É pena que você não tenha a capacidade de perceber isso.
    Deus te ilumine!

    • TL é o mais puro evangelho de Cristo? Vc quer dizer que a teologia da Libertação é o mesmo evangelho que Cristo nos ensinou? Então, Marx nasceu antes de Cristo?
      Realmente eu não tenho capacidade matemática para perceber isso.

  2. Nunco li um texto tão cheio de absurdos! Tentar colocar a culpa da pedofilia no modernismo só pode ser fruto de uma mente completamente confusa e cheia de preconceitos. É triste observar um jovem tão carregado de idéias preconceituosas! A pedofilia sempre ocorreu na igreja, e, com mais frequencia, nos mosteiros da idade média, quando nem se falava em comunismo, modernismo e outros “ismos”. O assunto surgiu com mais força na mídia apenas agora porque, felizmente, a força da igreja no controle sobre as vidas das pessoas e sobre a administração criminosa que ela faz de suas crenças, vem diminuindo gradativamente

    • Nunca leu um texto tão absurdo? Começou a ler agora?
      Se vc entendesse um pouco de modernismo saberia muito bem o que eu quis dizer. Nunca na história da Igreja uma heresia fez o clero pecar contra a castidade com a consciência limpa.
      Onde vc buscou os dados da sua afirmação sobre os mosteiros? Mostre-me as fontes!
      Concordo que a Igreja já não tem tanto influência na vida das pessoas, mas o mundo está melhor?

  3. Muito bom Marcos Paulo seu artigo, que pena que existem pessoas que querem e se dizem fazer parte da igreja para ter um status de santo ou de bonzinho…mas não conseguem viver, radicalmente ou tem vergonha de ser igreja, preferem agradar a sociedade concordando e colaborando com o que essas políticas propoem…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: