Publicado por: marcospauloteixeira | Junho 16, 2010

DEUS PROÍBE AS IMAGENS?

DEUS PROÍBE AS IMAGENS?

Por Marcos Paulo Teixeira

Antes de responder a essa pergunta‚ vou diferenciar imagem de ídolo. O que seria um ídolo? ídolo é uma falsa imagem‚ a qual é atribuída vida própria e na maioria das tradições antigas‚ também possuindo uma natureza divina. Veja essa passagem no livro de Habacuc: “Ai daquele que diz à madeira: “Desperta-te!” E à pedra: “Levanta-te!”(Não se ouvirá mais que silêncio). Ei-lo o coberto de ouro e de prata‚ mas não há nele sopro algum de vida. De que serve a imagem esculpida para que o escultor a talhe? E o ídolo fundido‚ que só ensina mentiras‚ para que o artífice nele ponha a sua confiança‚ fabricando divindades mudas?” (Hab 2‚18-19). É claro e evidente a posição de Habacuc‚ que foi um grande filósofo, contra os ídolos que substituem o verdadeiro Deus. Também gostaria de deixar claro algumas definições. O Povo de Israel‚ ao reconhecer Javé como Deus‚ tornava-se henoteísta‚ ou seja‚ adorava apenas um só Deus‚ mas ainda aceitava a possibilidade de existir outros deuses. Com o tempo os judeus chegaram a conclusão que‚ além de Javé‚ não existia outro deus‚ e partir daí o povo tornava-se monoteísta. Os apóstolos não eram henoteístas‚ eram sim monoteístas. Não aceitavam outro Deus além da Trindade. E assim os  primeiros cristãos (os pais da Igreja) preservou esse pensamento e que é guardado até hoje. Existiam esculturas entre eles? claro! A própria arqueologia mostra as antigas pinturas e imagens em catatumbas dos primeiros cristãos. Eles sabiam o diferenciar um ídolo de uma imagem.

Um bom exemplo é Josué: “Josué rasgou suas vestes e prostrou-se com a face por terra até a tarde diante da arca do Senhor‚ tanto ele como os anciãos de Israel‚ e cobriram de pó as suas cabeças.” (Jos 7‚6). Josué e os anciões ficaram prostrados diante da arca do Senhor até a tarde. Então‚ estariam eles adorando a arca? Seria a arca um ídolo? É lógico que não‚ pois a arca não tem vida própria e nem está no lugar de Deus. A arca foi usada como um sinal visível da presença de Deus e‚ pela importância e significado dela‚ eles passaram muitas horas prostrados diante da arca para conversar com o senhor.

Deus proíbe que se faça ídolos? SIM! Deus proíbe que se faça imagens? NÃO! Pelo contrário‚ em muitas situações o próprio Deus mandou fazer imagens. “e o senhor disse a Moisés: “Fazes para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido‚ olhando para ela‚ será salvo.” (Nm 21‚8). Estaria Deus mandando confeccionar um ídolo que o substituísse? Não. Mas Deus quis usar a arte humana para que‚ a partir dela‚ demonstrasse o seu poder. Essa serpente que foi levantada era uma prefiguração do cristo que seria levantado no madeiro da Cruz e salvasse todos que nele acreditaram. “Como Moisés levantou a serpente no deserto‚ assim deve ser levantado o Filho do homem‚ para que todo homem que nele crer tenha a vida eterna.” (Jo 3‚14-15). Estariam Moisés e João idolatrando?

Idolatrar é transferir a divindade de Deus para uma imagem como fazia os romanos, os egípcios etc. Idolatrar é acreditar que pela imagem (ídolo) seremos salvos e o tratar como um ser vivo. Esse comportamento sempre foi condenado pela Igreja ao longo dos séculos. Nunca na história da Igreja‚ um teólogo católico defendeu que um santo fosse Deus. E se alguém tentou fazer‚ pode ter certeza‚ ele não era católico. Pra ser católico não basta apenas se dizer católico‚ precisa conhecer e praticar a verdadeira doutrina. É bem verdade que no nosso Brasil muitos católicos são superticiosos e gostam de fazer simpatias com imagens e etc. Mas isso não faz parte da fé da Igreja! Essas pessoas que fazem tais práticas‚ na verdade‚ não sabem o que são.

Entenda-se bem aqui outros conceitos:

LATRIA‚ do grego latreuo‚ significa adorar. No catolicismo esse culto é reservado exclusivamente à Deus. É reconhecer que ele é o Senhor de todas as coisas e que a nossa vida está sob o seu senhorio. É o culto máximo‚ supremo e absoluto.

DULIA‚ do grego douleuo‚ que significa honrar. No catolicismo esse culto foi reservado aos primeiros pais e santos. Aqueles a quem  devemos imitar e pedir intercessão. Ver artigo (https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/03/12/jesus-e-o-unico-intercessor/)

HIPERDULIA significa acima do culto de honra, contudo sem atingir o culto de adoração. Esse nós reservamos esclusivamente à Maria Santíssima.

Infelizmente‚ os protestantes afirmam que toda forma de de culto é adoração. Por isso que eles nos chamam de idólatras por reverenciar os santos e a Virgem Maria. Pura ignorância!

Agora prestemos atenção: “Não terás outros deuses diante de minha face. Não farás para ti escultura‚ nem figura alguma do que está em cima‚ nos céus‚ ou embaixo‚ sobre a terra‚ ou nas águas‚ debaixo da terra. Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto.” (Ex 20‚2-5a).

Vamos entender. Deus não quer que outros deuses tomem o seu lugar. Deus não quer que nenhuma escultura seja adorada‚ pois o único culto de adoração (LATRIA) só se deve a Ele. Não se prostar (como fazem os pagãos) a esse ídolos. Isso é tão verdade que o próprio Deus ordenou que se fizesse querubins para colocar por cima da Arca da Aliança. “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido‚ nas duas extremidades da tampa‚ um de um lado e outro de outro‚ fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto‚ e protegerão com elas a tampa‚ sobre a qual terão a face inclinada.” (EX 25‚ 18-20).

Sobre a serpente que Deus mandou fazer‚ já falei aqui. O próprio Deus também manda  Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins‚ palmas‚ flores‚ leões e bois. “Fez no santuário dois querubins de pau de oliveira‚ que tinham dez côvados de altura. Cada uma das asas dos querubins tinha cinco côvados de altura‚ o que fazia dez côvados da extremidade de uma asa à extremidade da outra.” (I Reis 6‚23-24). Leia o texto I Reis 6‚23-35 e 7‚29.

Então‚ vamos considerar Deus como incoerente‚ pois em um versículo proíbe e no outro manda fazer? Não! Incoerente é quem interpreta erroneamente a palavara de Deus. DEUS não proíbe as imagens. Ele proíbe as imagens que são tidas como ídolos‚ ou seja‚ que substituem o próprio Deus. Essas sim‚ são condenadas.

E as imagens do Novo testamento? Bom‚ vale lembrar que essas imagens tem uma peculiaridade a mais. Elas representam a imagem do Deus vivo‚ pois o verbo se fez carne e se fez um de nós. Ao rezar diante de uma imagem do Sagrado Coração de Jesus‚ por exemplo‚ não estamos transferindo a divindade de Jesus para a imagem‚ mas diante dela recordamos melhor o Filho amado que derrama o seu coração de cheio de amor na humanidade. Essas imagens ainda são transformadas em sacramentais pela bênção de um sacerdote. (Aqui daria assunto para outro texto sobre o poder de sacramentar que os sacerdotes pelo sacramento da ordem). Todos sabemos que as fotografias‚ pinturas em geral nos recorda mais facilmente os nosso entes queridos. Você rasgaria a foto da sua mãe já falecida? Você estaria adorando a sua mãe ou parente próximo por olhar uma fotografia e recordar dos bons momentos juntos?

Diferentemente dos protestantes‚ os cristãos dos primeiros séculos pintaram catatumbas fazendo referência a textos bíblicos como a arca de Noé‚ a última ceia‚ Daniel na Cova dos Leões‚ a multiplicação dos peixes‚ o batismo de Jesus etc. A arte sempre acompanhou o cristianismo. E pra muitas pessoas que não sabiam ler‚ a visualização da via sacra era a única leitura bíblica que tinham.  

 Veja também a parte 2 : https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2011/08/17/deus-proibe-as-imagens-parte-2/


Responses

  1. […] Veja também https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/06/16/deus-proibe-as-imagens/ […]

  2. Uma pergunta Maria nunca pecou?

    • Adhemar, pense comigo!
      O pecado é obra de satanás e da inclinação do homem pelo mal (concupiscência). O pecado nos afasta de Deus. Certo?
      Jesus, o todo santo, permaneceu 9 meses do Seio da Virgem Maria. Achas que ele poderia habitar num santuário (o ventre de Maria) dominado pelo pecado?
      foi a partir da carne de Maria que o Jesus (Deus) se fez carne! Jesus recebeu o sangue de Maria. Considerando o não contato de Jesus com o pecado, como Deus poderia escolher um vaso sujo e manchado pelo pecado, para que seu Filho (todo santo) viesse ao mundo?
      Maria em Lc 2,24 realizou uma oferta em reparação ao pecado. Vc poderia agora me perguntar: como, se ela não tinha pecado?
      Isso aconteceu pela mesma razão que Jesus foi batizado por João apesar de não possuir pecado algum para se arrepender. Maria cumpriu a Lei.

      Conforme Levítico 12,2-8, uma mãe se purificava 40 dias após o nascimento do filho, exigindo-se dela a oferta de um cordeiro como holocausto e um pombinho ou rola como sacrifício pelo pecado. Uma mulher pobre podia substituir o cordeiro por outro pombinho ou rola, ou seja, ofertando dois deles.

      A purificação tinha a ver com o ritual de pureza, não implicando em falta moral o nascimento de uma criança. Conforme ocorreu com Jesus mais tarde, Maria cumpriu todos os preceitos da Lei. É claro que, o fato disto não ter sido escrito, não significa que Jesus (o Messias) – e nem sua Mãe – tenham tido qualquer pecado.

  3. A palavra de DEUS diz todos pecaram ,todos a não ser o Senhor Jesus, e como vocês chamam Maria de virgem Santissima ,na palavra fala que ela era mulher de José ,até agora você falou falou falou e não explicou convincentemente por que na Biblia diz que ela era mulher de José?

    • Adhemar, imaginemos que tivesse tido uma vida conjugal com José. Ela teria pecado por causa disso? Não, pois ela era casada.
      Mas o fato é que ela permaneceu virgem antes, durante e depois do parto.
      Sobre a virgindade de Maria, esse seria um ótimo tema para debatermos por email.
      O que acha?

  4. Olá.Ah não sou o Jhonata do outro post,rsrs mas também sou protestante.Creio que maria era realmente virgem e pura,mas não estava isenta do pecado não.Era mulher como qualquer uma,escolhida de Deus claro,mas poderia pensar em pecar,ou mesmo pecar como a gente.Era humana como nós.

    (Romanos 3:23) “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;”

    Você mesmo diz:”…foi a partir da carne de Maria que o Jesus (Deus) se fez carne!…”

    Erro tremendo marcos,me desculpe.Mas o meu amado Jesus,filho de Deus,e que é o própio Deus,porque pertence a Trindade,esse foi GERADO PELO ESPÍRITO SANTO:

    (Mateus 1:20)E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo;

    Foi o único no mundo que nasceu dessa forma,por isso era isento de pecado,Maria em nenhum momento estava isenta do pecado,poderia ser a mulher mais pura que fosse,o Espírito santo que formou a cristo é o que fazia dele irrepreensível.

    Eu admiro Maria,respeito,e é digna de honra sim,recebeu em seu ventre o própio Deus,mas só isso.Ela foi uma escolhida,assim como Moisés foi escolhido para abrir o mar e ser o intermédio entre o povo e Deus no deserto,conversar com ele “face a face”.Devemos admirações a todos esses profetas e escolhidos,e Marcos,para por ai.Por isso não concordo quando dão títulos para Maria como: “Santíssima(meu Deus,tenha misericórdia,só tu és santo pai),Nossa Senhora,Imáculada e outros”,assim como cultos,rezas,procissões…A maria chega a tomar mais espaço que o própio Deus.Gente voltem seus olhos para Deus SÓ ELE É DIGNO DE LOUVOR E EXALTAÇÃO!Deus manda nos amarmos a Ele acima de nossos pais e mães,quem dirá ficar dando louvores a Maria e outros “Santos”.
    Deus usa de misericórdia pra nós a cada segundo.Ele nos livra de acidentes,armadilhas do inimigo,não há necessidade de adorar ou mesmo prestar cultos a outros,todo nosso tempo é pra Deus ele não divide sua glória:

    (Isaías 48:11)…E a minha glória não a darei a outrem…

  5. Ah sim,só uma pergunta,acho que é a essencial…

    Se eu deixar de adorar,ou mesmo lembrar de MARIA,fazer todas as ‘dúlias’ que vocês fazem…Eu vou estar pecando?Ou mesmo…Eu vou correr risco de ir pro inferno?

    Espero respostas.

    • Olá Jhonata…
      deixar de adorar? ora… vc adora Maria?
      No Catolicismo, nós adoramos APENAS a Santíssima Trindade, que é um só Deus.
      Todas essas dulias, como vc diz, são venerações = respeito, amor, imitação, carinho etcc… mas não adoração.

      Agora vamos a resposta da sua pergunta: Se vc adorar Maria estará sim pecando, pq nós só devemos adorar a Deus.

      Mas se vc resolver amar a Maria , pedir sua intercessão, seu carinho e seu amor… não estará pecando! Pelo contrário, estará sendo fiel a Deus.

      abraços


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: