Publicado por: marcospauloteixeira | Julho 22, 2010

RESPOSTA AO PASTOR SILAS MALAFAIA

RESPOSTA AO PASTOR SILAS MALAFAIA

Veja também https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/06/16/deus-proibe-as-imagens/


Responses

  1. Parabéns pelo blog!! Está mt bom! Deus abençoe sua obra! Coloquei um link no meu blog para o seu blog! Estamos comprometidos com a Igreja de Cristo e com a verdade! e defendemos nossa igreja!! “Nesse ultimos tempos” não podemos ficar mais calados diante aos constantes ataques sofridos pela nossa amada Igreja! É tempo de fazermos defesa Catolica! Um abraço. Sua irmã em Cristo!

  2. Boa tarde. Meu nome e Jhonata sou protestante, entendi oque vocês entendem como imagem mas vocês dizerem que não adoram isso ja não concordo, por que adorar e prestar culto e vocês fazem isso como podemos ver na hiperdulia, que nada mas e que o culto a “nossa senhora” vocês tambem afirmam que os santos são intercessores perante Deus mas a biblia diz em 1 Timóteo 2:5 a um so Deus e um so mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo homem. Por essas razões que vejo com maos olhos esse dogma da igreja católica. Para terminar queria deixar essa passagem pra vocês analizarem melhor esse ensino da igreja católica. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Efesios 5.5

    • Olá Jonatas. Obrigado por visitar meu blog.

      A questão aqui não é concordar‚ é entender! Vc confundiu tudo. Adorar não é dulia ou hiperdulia. Adorar é latria‚ e esse culto‚ nós católicos‚ só prestamos à Santíssima Trindade.

      Sobre a questão da intercessão dos santos, já comentei isso num outro texto. Leia https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/03/12/jesus-e-o-unico-intercessor/ e vc entenderá o que significa essa única e exclusiva mediação de Jesus.

      Sobre a passagem que vc colocou (Ef 5‚5)‚ nada tem em oposição aos ensinamentos católicos. Creio que vc a colocou pela palavra idólatra‚ pois bem. Leia esse outro meu texto https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/06/16/deus-proibe-as-imagens/

      Se vc for sincero de coração vc lerá e analisará esses textos e só depois tirará suas conclusões.

      Para qualquer dúvida‚ estou à disposição.

  3. bom desculpa a demora para responder tbm. E que meu fim de semana foi corrido, caro Marcos sei que devemos enterceder pelo proximo, fazemos isso o tempo todo mas so podemos fazer isso enquanto vivemos aqui na terra. Li os outros posts mas a questão aqui e idolatria, sei que vocês falam que a dulia não e adoração mas, pelo o que eu entendo a dulia é o culto de hora e veneração a Maria e aos santos, no meu dicionario veneração e a mesma coisa que adoração e mas. Sobre maria a igreja catolica tem os seguintes dogmas, rainha do Céu, mãe de misericordia entre outros. Isso não é adoração? Como ela é mãe de misericordia se ela necessitava da misiricordia de Deus. e em relação ao outro post a intercessão do santos, aquele versiculo que você colocou onde fala das orações dos santos Ap 5‚8, você bem deve saber que quando a biblia fala sobre santos fala de todos os cristãos.

    • Olá Jhonatas.
      Vc afirmou que só podemos interceder quando estamos vivos. Isso prova que vc não leu os textos que te indiquei. Por favor‚ leia o texto sobre a intercessão dos santos.
      Sobre a questão da veneração, já fui claro e categórico em te mostrar a diferença de dulia e latria‚ mas percebi que vc segue o “seu próprio” dicionário.
      Vc acha que os títulos Rainha do céu e mãe da misericórdia são sinônimos de adoração? Pois vc continua achando as coisas erradas.
      Entenda uma coisa‚ na Igreja Católica não existe achismos. Na Igreja Católica o que nos importa é a revelação que vem pela tradição e pela palavra de Deus. Por isso o que padre A ou padre B acha‚ não importa. O que importante é a sagrada revelação.
      Em Ap 5‚8 os santos não são todos os cristãos. Os santos são os salvos. Os não salvos são esses: “Com efeito, os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem mais nada; para eles não há mais recompensa, porque sua lembrança está esquecida” (Ecl 9‚5).
      Ta vendo como tem diferença?

  4. meu caro eu li o outro post sim, mas quando falo vivos me refiro aqui na terra. Eu sei que nós não morremos pos somos imortas uns vão passar a eternidade na Graça do Senhor e, outros na condenação, claro que concordo que a oração dos santos se refere as pessoas salvas em Jesus, mas se você ler MC 16:15,16 ; AT 16:30,34 entre outros você vai ver que quando aceitamos Jesus como nosso unico e eterno Salvador, ja somos salvos não por nossos meritos porquê não pode o homem salvar a si mesmo mas pela Graça do Senhor por meio da fé em Jesus como vemos em EF 2:8,9. Eu tambem não estou falando de achismo, estou me baseando na escritura psso desculpa por não ter deixado isso claro e, foi bom você ter falodo isso eu gostaria que você me desse base biblica para dizer que Maria é “rainha do Céu” e dizer onde foi prestado culto aos mortos, se você parar para analizar não tem base biblica, e mas me explica a diferença entre adoração e dúlia.

  5. 1ª pergunta: Apocalipse 12, 1

  6. Opa Jonatas!

    Pois bem, em MC 16‚15-16 temos: “… quem crer e for batizado será salvo‚ mas quem não crer será condenado.”. O grande problema dos protestantes é querer entender toda a bíblia com um versículo apenas. Essa passagem diz que para ser salvo é necessário crer. Mas não diz que é a única condição e nem que não poderíamos perdê-la‚ mesmo crendo. Leia esse texto: UMA VEZ SALVO SEMPRE SALVO? https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/01/03/uma-vez-salvo-sempre-salvo/
    É claro que a salvação é um dom gratuito de Deus que não provém das nossas obras. NÃO CONFUNDA: a salvação é nos dada de forma gratuita‚ ou seja‚ foi livre a iniciativa de Deus‚ porém precisamos conquistá-la. Veja “Falai‚ pois‚ de tal modo e de tal modo procedei‚ como se estivésseis para ser julgados pela lei da liberdade. Haverá juízo sem misericórdia para aqueles que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento.” (Tiago 2‚12-13)

    “De que aproveitará‚ irmâos‚ a alguém dizer que tem fé‚ se não tiver obras? Acaso esta fé poderá salvá-lo? (Tiago 2‚ 14)

    “Assim também a fé: se não tiver obras‚ é morta em si mesma Mas alguém dirá: “Tu tens fé‚ e eu tenho obras.” Mostra-me a tua fé sem obras e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. Crês que há um só Deus. Fazes bem. Também os demônios crêem e tremem.” (Tiago 2‚ 19).

    Jonatas‚ entenda uma coisa. Nós somos de religião diferentes. A minha religião possui a tradição e as sagradas escrituras como fonte de revelação. Para você‚ que segue apenas a bíblia‚ é difícil conhecer as manifestações de Deus pela tradição. E isso é uma pena‚ já que até a bíblia foi gerada pela tradição.

    Sobre o título Rainha dos céus‚ precisaria muito mais que umas linhas para te explicar isso. Nos escritos dos primeiros pais da Igreja se encontra esse cântico à nossa Senhora‚ como Rainha dos céus. Sempre foi da tradição cristã chamar Rainha dos Céus aquela que “Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida de sol‚ a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas.” (Ap 12‚ 1). Chamar Maria de Rainha dos céus é‚ antes de tudo‚ saber que a Igreja tem 3 dimensões (militante‚ padecente e triunfante) e que Maria é mãe de toda à Igreja. Te explicarei isso em outro texto. Mas‚ desde já‚ sugire esse meu texto https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/05/02/quem-e-essa-temivel-como-um-exercito-em-ordem-de-batalha/.

    Sobre Dulia e latria‚ já expliquei isso em vários textos. Mas‚ me parece‚ que vc quer compreender‚ leia https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/06/16/deus-proibe-as-imagens/

    Que Jesus te ilumine!

  7. Marcos como vc sempre fala que eu não leio os posts que vc indica deixei um comentario neles.

    Vamos deixar claro uma coisa sigo a biblia por quê é a palavra de Deus! sobre a biblia ter sido escrita sobre essa tradição creio que significa revelação então bem, Creio que a biblia é a palavra de Deus e, essa Palavra não pode ter controversia quando vc fala que Deus te revelou uma coisa que vai contra a palavra dEle tem alguma coisa errada concorda. Assim foi com Paulo, Judas, João, Lucas, Tiago, etc tudo que eles escreveram ia de acordo com o que Deus tinha dito antes.

    Agora vamos analizar uma coisa os catolicos dizem que o Papa é o representante de Deus na Terra e, que ele é infalivel então tudo que ele disser é doutrina vinda de Deus mas, se for assim por quê muitos dogmas feitos por papas vai contra a biblia, por quê, os papas mataram tantas pessoas se Jesus mandou pregar o amor.

    Caro Marcos se vc analizar bem essa igreja Catolica de hoje é muito diferente da que Cristo fundou. Podemos relatar algumas coisas por EX:
    hoje o papa não pode casar mas o primeiro papa era casado, purgatório não existia, culto aos mortos não existia, culto a Mária e aos santos não existia, entre muitas outras se vc quizer eu posso te dizer.

  8. Carissímo Marcos Teixeira, quero parabeniza-lo pelo ardor e pela sua sinceridade na defeza da fé católica. Como você pode ver, sou pastor, Batista, e nós também zelamos pelo estudo das escrituras. E para isso usamos a bíblia, nas suas linguas originais, o grego, o hebarico, e o aramaico. Do estudo da geografia bíblica, da arqueologia bíblica, dos costumes, das tradições e até mesmo, da razão. Pois entendemos que para uma boa hermeneutica e exegese, a distancia e o tempo nos priva de certas realidades daquela em que os escritos sagrados foram inspirados.
    Tenho acompanhado o debate entre você e o jhonata. Ambos estão fazendo um bom trabalho na defesa daquilo que creem. Por isso quero mais uma vez parabenizá-los. Porém para os batistas,a bíblia é a única regra de fé e prática. Ela é o supremo tribunal de recusos. e por que digo isso? por que ao defender a posição de Maria, o querido elevou em demasia a importância da tradição. Me desculpe se essa não foi a sua intenção. Mas entendi que esta está colocada acima das escrituras. Por uma regra básica de interpretação das escrituras, A bíblia Tem Autoridade sobre a razão e a Tradição, por melhor intencionada que estas estejam. Sendo o que se o tradição defende constrasta com o que está escrito, dá-se a crédito a bíblia, pois está é a palavra de Deus e por isso inerrante. a segunda regra básica de interpretação da bíblia, é que a bíblia responde a propria bíblia.
    Termino desejando que o mesmo Espírito que iluminou os autores sagrados, o ilumine a cada dia e que a graça do Senhor seja sobre a sua vida.

  9. Olá Jonatas!
    Vc disse que segue a bíblia pq é palavra de Deus. Pois bem‚ eu também! A bíblia é sim a palavra de Deus (escrita). Mas antes de ser escrita ela foi FALADA (pregada) pelos apóstolos. Jesus nunca mandou ninguém escrever nada. Pela tradição a bíblia foi gerada.

    A bíblia e a tradição não tem controvérsia. Pelo contrário‚ é a tradição que nos afirma que apenas os livros do novo testamento que vc tem aí na sua bíblia são os inspirados.

    Sim‚ o papa é o representante de Deus sim. Não pq ele quis‚ mas foi Jesus quem o escolheu: Jesus então lhe disse: ‘Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.'” (Mt 16, 13-19)

    Veja caro Jonatas‚ Jesus declara que está edificando a sua única Igreja sobre Pedro e a ele é dado as chaves do Reino dos céus. Deu a ele tb o pober de ligar e desligar. Isso é um dos fundamentos dos dogmas. O que Pedro ligar na terra‚ está ligado no céu.

    Em outro momento Jesus disse a Pedro: apascenta as minhas ovelhas e cordeiros. O dogma da infalibilidade papel está diretamente ligado a Mt 16. No céu não pode ser ligada nenhuma doutrina errada‚ logo‚ o espírito santo auxilia o santo Padre‚ o Papa‚ nas questões de fé. Nessas‚ ele‚ por auxílio do Espírito Santo‚ não pode errar. Porque a verdade não é relativa.
    O Espírito Santo, protegendo o Papa do erro, com a capa da infalibilidade, está, na verdade, protegendo a Igreja, os fiéis católicos, pois dessa maneira sabemos que o ensino de Roma é seguro e não vem apenas de uma interpretação pessoal do Sumo Pontífice das Escrituras – como ocorre com as seitas protestantes que, pela absurda tese do livre-exame, vem se dividindo e se opondo umas às outras.

    Quando o PAPA fala de política‚ esporte‚ ciência etc… ele não está imune ao erro. Portanto os erros históricos da Igreja em nada tem com o dogma da infalibilidade‚ pois este versa apenas de doutrinas.

    Quanto a questão das mortes‚ vejo que vc está muito desinformado sobre a Idade Média.
    Se vc quiser eu me proponho a debater com vc por email‚ pois aqui nos comentários do blog não há espaço para maiores esplanações.

    Sobre o casamento dos padres escrevi esse artigo: https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2009/12/20/por-que-os-padres-nao-se-casam/

    Sobre o purgatório‚ Maria tb escrevi muitos artigos. Mas eu te faço a proposta de iniciar-mos um debate por tema. Vc escolhe o tema e a gente esgota toda a teologia daquele tema e depois passamos pra outro. Não posso te responder tudo de uma só vez. Veja quantas perguntas vc fez nesse seu comentário!
    Meu email é marcosp_med@hotmail.com

    Começamos quando vc quiser!

    Outra coisa, quer saber se a Igreja que Jesus fundou parece mais com a minha do que com a sua? Basta iniciarmos um estudo sobre patrística. Ou seja, analisarmos o que pensava a Igreja primitiva.

    Mas sugiro começarmos com as suas dúvidas, depois entraremos nos textos dos primeiros cristãos.

    A paz de Cristo!

    • CARO…

      Qual é a igreja que está fundada entre as setes cabeças ( sete montes)?

      • Caro Pedro, pq me perguntas isso?
        Onde vc quer chegar?
        Coloque a citação bíblica!

  10. Ola Pastor Ivanil‚ seja bem vindo no meu blog!

    Sobre o uso da Bíblia nas linguas originas‚ digo que isso é muito importante. Dentro da Igreja Católica existem os padres exegetas. São doutores em sagradas escrituras e que estudam as sagradas escrituras nas linguas originais.
    Eu não sou exegeta. Aliás‚ o meu dia-a-dia é o estudo da medicina. Mas digo que‚ independente da língua‚ a livre interpretação é um mal. É por causa dela que o cristianismo continua a se dividir. É por causa da livre interpretação que os cristãos em geral‚ divergem entre si.

    Veja caro Pr. Ivanil‚ O Diácono Felipe é enviado por Deus a falar com o eunuco da Rainha de Candace que, em viagem, lia a Sagrada Escritura: “Correndo Felipe, ouviu que lia o Profeta Isaías e disse: “Compreendes o que lês”? Ele disse: -Como o poderei (eu compreender) se não houver alguém que me explique?” (At. 8,30-31).

    E quem tem autoridade para explicar?
    Claro que não pode ser qualquer pessoa‚ isso levaria a torre de Babel que temos hj. Quem tem autoridade de ensinar é a Igreja Católica‚ pois a promessa em Mt 16 foi feita a ela. Por isso, São Pedro previne em sua segunda Epístola: “Nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular” (II Pe. I, 20). Daí a necessidade de Deus ter dado a alguém “as chaves” de sua interpretação.

    Veja que a Tradição formou a Bíblia, sendo portanto sua fonte.

    A Bíblia é o livro por excelência, escrita por santos homens, sob inspiração divina. Porém a Bíblia não foi escrita por Cristo, nem em muitos casos pelos protagonistas das histórias que estão ali retratadas, como no caso do Evangelho de São Marcos, e também do livro do Gênesis, escrito por Moisés.

    Foram os fatos e doutrinas passadas de um para outro, sob a inspiração do Espírito Santo, que acabaram por forjar os livros da Escritura, tempos depois. Ou seja, antes de haver a Bíblia, houve a Tradição que a formou. De fato, a Bíblia é a Tradição escrita, e por isso, ambas devem ter valor equivalente. Porém, como a palavra escrita está sujeita a interpretações diversas, se faz obrigatório um intérprete, alguém que tenha recebido as chaves para interpretar o sentido correto das verdades reveladas por Deus. A esse conjunto de verdades damos o nome depósito da fé, e ao intérprete legítimo, Cristo deu o nome de Pedro, fundamento firme da Igreja que não perece, que não muda, e único que possui as chaves do reino dos céus.

    Vc diz que estou fazendo um bom trabalho defendendo aqui que eu Creio. Tudo bem‚ mas que fique claro que o q eu creio não é o que veio de mim e sim da Igreja. Eu creio naquilo que vem sendo repassado em 2000 anos‚ e não simplesmente nas minhas conclusões. Como diz Pedro‚ as escrituras não são de interpretação particular‚ logo eu creio na Igreja.

    Eu sei que para os batistas a biblia é a única fonte de fé. Não é só para vcs‚ mas sim para todo o protestantismo.

    Caro Pastor‚ a tradição não está acima e nem abaixo das escrituras. As duas se equivalem pois a bíblia é a tradição escrita. As duas fazem parte da mesma revelação.

    O ensinamento Oral da Igreja (tradição) pode ser vista em várias passagens bíblicas. Cito esta: Isto só quero saber de vós: recebestes o Espírito em virtude das obras da lei ou pela fé que tens ouvido? O que vos confere, pois, o Espírito e opera prodígios entre vós, [faz isso] em virtude das práticas da lei ou da fé que tens ouvido?” (Gál. 3,2-5).

    Em muitos momentos o próprio São Paulo manda guardar a fé que foi recebida seja por palavras‚ seja por Carta.

    Veja que o Sr. Entendeu mal. A tradição não está acima da bíblia‚ porém não está abaixo. A tradição escrita e falada se equivalem. E as duas não estão em oposição. Caso queira‚ poderemos debater por email.

    Vc falou que a Bíblia responde a própria a Bíblia. Então te pergunto: Onde está na bíblia a relação dos livros inspirados por Deus?

    Um grande Abraço!

  11. Marcos

    Não sei quem falou que nos acreditamos que, uma vez salvos sempre salvos não sei quem falou esse absurdo

    • Não sabe quem falou?
      Pois é Adhemar, nem o protestantismo vc conhece! Como vc se atreve a falar do Catolicismo?

  12. Caro Marcos.

    Vamos fazer uma pequena analise. Jesus disse tu es Pedro e sobre essa pedra eu edificarei a minha igreja. Jesus não esta dizendo que a pedra é Pedro e sim o Filho de Deus. O proprio Pedro disse isso em AT. 4:11, foi profetizado em SL 118:22 entre muitos outros versiculos que dizem a mesma coisa Jesus é a pedra.

    E você disse que eu estou desinformado sobre a idade media. então me esplique o quê foi a inquisição; a venda de indulgências.

    OBS: depos você diz que nos que nos baseamos em um versiculo.

  13. Caro jhonata só um breve comentário, esta Biblia q vc carrega debaixo do braço, chegou a ser o que é hoje por causa dos bispos da Igreja Católica. Ler é uma coisa, ler enviezado é outra veja esse site http://padrepauloricardo.org/audio/por-que-nao-ha-biblia-sem-igreja/ e baixe o audio… divirta-se com a verdade.
    Ou ainda poste suas duvidas nesse http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&classe=3&lang=bra. Bons estudos…

  14. Irmão, quero parabenizá-lo pelo blog e pela caridade em seu modo de debater apologética. Tenho certeza que pessoas ávidas em crescer e amadurecer na fé cristã e na Palavra de Deus de modo hão de reconhecer onde se encontra o tesouro da fé: não no egoísmo de uma interpretação literal e arbitrária das Escrituras, mas na confiança em quem plenamente é a depositária da fé, a Santa Madre Igreja! Hoje me que se levantam tantos falsos mestres, profetas e cristos é tempo de recordar as católicos a Verdadeira e Sã Doutrina. Abraço!

  15. Fui muito perseguida por um espírito demoniaco quando decidí rasgar uma imagem de papel para nunca mais adorar imagens de pessoas mortas, porque será? que o demônio se incomodou tanto assim, logico porque o diabo quer que as pessoas irritemos a Deus adorando outros deuses, adorar imagenes de pessoas mortas é um espiritismo camuflado, assim a coisa fica do geito que o diabo gosta.

    • Perseguida por Espírito demoníaco por adorar outros deuses? Nossa!!
      Vamos fazer um filme sobre sua história?
      Primeira pegunta: Qual religião vc pertencia?
      Que religião é essa onde pede para as pessoas adorar uma imagem num pedaço de papel?
      Que religião é essa onde as pessoas colocam uma imagem no lugar de Deus?

      Se vc fosse católica, iria perceber que se pode tocar no verdadeiro Deus presente na Eucaristia e iria deixar dessa loucura de ficar sendo perseguida pelo Diabo.

  16. Parabens marcos,seu blog é maravilhoso,moro no cristo rei e vc deu uma palestra na minha crisma hoje sou catequista,na palestra vc falou de aborto e castidade muito bem.Deu abençoe vc e sua familia.

  17. Dn Marina tenha muito cuidado com as coisas que vc anda adorando por aí…sugiro que Reze o terço para que Nossa Senhora interceda por você, Ela que esmaga a cabeça da serpente, e te cobre com o seu manto sagrado.Abraços!


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: