Publicado por: marcospauloteixeira | Outubro 9, 2010

MARIA TEVE PECADO?

MARIA TEVE PECADO?

Por Marcos Paulo

Este texto tem a finalidade de esclarecer a posição de Maria Santíssima em relação ao pecado e a salvação. Existem muitas afirmações como, por exemplo: se Maria não teve pecado como poderia ter sido salva? Vou responder a essa pergunta, mas antes, comentarei  as passagens bíblicas que os protestantes usam para tentar provar que Maria teve pecado. Se o cristianismo fosse unido a tal ponto da Sagrada Tradição não ser motivo de dúvidas para muitos, seria muito mais fácil demonstrar a doutrina da imaculada conceição ao longo dos séculos entre os pais da Igreja, santos e doutores. Mas como no Brasil as pessoas acham que a Bíblia é a única fonte de revelação (esquecendo da Sagrada Tradição e do Sagrado Magistério) vou me deter apenas nas sagradas escrituras.

 Vejamos as seguintes passagens:

“com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus…” (Rm 3,23)

 “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 Jo 1,8)

 Para um protestante isso basta para ter a “certeza” que Maria teve pecado. Para completar o seu raciocínio ainda usam as palavras de Maria: “meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador” (Lc 1,47).

 Vamos responder! Primeiramente gostaria de lembrar que essa questão não é nova para Igreja. Durante muitos séculos grandes santos teólogos estudaram a fundo a questão.

 A primeira afirmação que faço é que MARIA FOI SALVA POR JESUS. Sim, Maria também precisou de um salvador, porém, a mãe de Deus foi salva de uma maneira diferente. Existe duas maneiras de ver a salvação. A primeira, que é mais comum, é a salvação pelo perdão dos pecados cometidos. A segunda, é a salvação pela preservação dos pecados.

A Bíblia fala disso? Sim! Veja:

“Àquele, que é poderoso para nos preservar de toda queda e nos apresentar diante de sua glória, imaculados e cheios de alegria, ao Deus único, Salvador nosso, por Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam dadas glória, magnificência, império e poder desde antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém.” (Judas 1,24)

 Se Deus pode tudo, não poderia ele preservar alguém do pecado? Isso também é salvação!

Imaginemos uma situação. Um cego vai atravessar a avenida, mas no momento da travessia um caminhão desgovernado vem em sua direção e, caso a colisão aconteça, ele morrerá. No momento em que cego estava na metade do caminho um jovem empurra o cego para fora da pista salvando sua vida. Outra maneira de salvar o cego seria o jovem ter chegado um pouco antes e não ter permitido que o cego prosseguisse seu caminho naquele momento.

 Concordam comigo que as duas maneiras salvariam a vida do cego? Da mesma forma, Maria foi salva por Jesus por preservação do pecado. Também não é coerente pensar que aquela que carregou Jesus por nove meses no seu ventre, estivesse, nem que fosse por alguns segundos, sob o domínio do pecado.

 Agora vamos para a explicação das citações:

“com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus…” (Rm 3,23)

 Incluir Maria nesse “todos” não seria razoável? Se essa maneira de pensar prevalecer, Jesus também estaria incluído nesta lista, pois o filho de Deus, verdadeiramente se fez homem. Jesus, mesmo sendo Deus, é 100% homem. Ele assumiu a nossa natureza. Porém nenhum cristão aceitaria a hipótese de Jesus ter pecado. Logo, Jesus é uma exceção a Rm 3,23 e 1Jo 1,8.

O próprio autor da carta aos Hebreus faz essa exceção: “… Ao contrário, passou pelas mesmas provações que nós, com exceção do pecado.” (Hb 4,15).

 Além de Jesus, existem outras exceções? SIM! O problema mais uma vez é de interpretação.

Vamos ler novamente as passagens:

“com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus…” (Rm 3,23)

 “Se dizemos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós” (1 Jo 1,8)

 Todos pecaram… é verdade!!! Mas de que tipo de pecado as duas passagens estão falando? Do pecado original ou de pecado que cometemos?

O pecado original não é cometido, é uma herança!

João está se referindo aos pecados cometidos, tanto é que a continuação dos versículos ilustram muito bem isso: “Se reconhecemos os nossos pecados, (Deus aí está) fiel e justo para nos perdoar os pecados e para nos purificar de toda iniqüidade. Se pensamos não ter pecado, nós o declaramos mentirosos e a sua palavra não está em nós” (1Jo 1,9- 10). Logo, ninguém confessa o pecado original. Apenas os cometidos!

Então, há exceções a Rm 3,23 e 1Jo 1,8 além de Jesus? Sim… milhões!!!!

O pecado só válido se eu tenho consciência do pecado. Como poderia pecar uma criança de alguns meses que ainda não conhece as leis de Deus?

 Vejam que essas passagens não servem para impugnar o dogma da imaculada conceição, pois Rm 3,23 e 1Jo 1,8 trata de um outro tipo de pecado, ou seja o pecado cometido.

 Vou agora mostrar que Maria também é uma exceção, assim como Jesus

“Entrando, o anjo disse-lhe: “Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo”. Perturbou-se ela com essas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação.” (Lc 1,28-29).

Na Bíblia, quando Deus vai conferir uma missão especial para alguém o nome é trocado por um outro nome que represente a sua missão. Assim foi com Abraão, que de pai de uma aldeia tornou-se pai de um povo. Assim foi com Simão, que tornou-se Pedro, significando o rochedo que representaria para a Igreja. Saulo que se tornou Paulo, de perseguidor a apóstolo. Enfim, o nome mudado tem um significado muito especial.

Quando o anjo saudou Maria, a chamou de “Ave cheia de graça”. Ninguém em toda a história do povo de Deus teve tamanha importância para ser chamado Ave cheia de graça. Maria é aquela que é CHEIA da graça de Deus! Como poderia ter espaço em seu coração o pecado? Tamanho impacto foi essa visita do anjo que Maria ficou a pensar no que significaria semelhante saudação. Lógico! Imagine Maria se perguntando: Eu sou cheia de graça?

Mas o que teria de importante nesta saudação para perturbar Maria?

Primeiro, como eu disse, não foi uma saudação. Nesse momento o anjo conferiu um novo nome à Maria. Em grego “Kaire, Kekaritomene”.

 Na tradição bíblica, quando alguém era saudado com Kaire, um título ou um nome deveria acompanhar imediatamente o termo Kaire. Veja um exemplo: “Os soldados teceram de espinhos uma coroa e puseram-lhe sobre a cabeça e cobriram-no com um manto de púrpura. Aproximavam-se dele e diziam: “Salve, rei dos Judeus!”. E davam-lhe bofetadas.” (Jo 19, 2-3). O nome de Maria agora seria “cheia de graça”.

 Kekaritomene significa agraciada de um modo completo. Neste caso, agraciada não significa um termo no passado. Significa um termo que se completou no passado e que resulta num tempo presente. Ou seja, Kakaritomene (que foi agraciada) significa que Maria nasceu na graça e permanece na graça. Maria foi preservada do pecado no seu nascimento e não está sob a ação do pecado em sua vida.

 Entenda o que diz Paulo: “Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho e conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. Consciente de não tê-la ainda conquistado, só procuro isto: prescindindo do passado e atirando-me ao que resta para a frente, persigo o alvo, rumo ao prêmio celeste, ao qual Deus nos chama, em Jesus Cristo.” (Fl 3, 12-14).

 Paulo está falando de um estado de graça a qual busca e tem como um alvo. Quando o anjo diz a Maria Kekaritomene (cheia de graça), fez Maria pensar no significaria. Mas o anjo vem lembrar a Maria que ela é CHEIA de graça e, essa mesma graça, Paulo procura constantemente. Maria é cheia da plenitude da graça! Não há espaço para o pecado no coração de Maria!

O tempo verbal usado pelo anjo é perfeito, ou seja, é de caráter permanente! A língua portuguesa é pobre para expressar isso.

 Mudando um pouco de foco. A arca da Aliança era o referencial de sagrado para o povo de Deus. Tão pura que era digno de morte se caso alguém se descuidasse no transporte da arca. (Cf 2Sm 6, 1-9). Se Arca da antiga aliança já era considerada santa, como não considerar Maria, a arca que carregou em seu seio não a lei, mas o próprio Deus feito homem?

 Em Ex 25, o próprio Deus dá instruções sobre a construção da Arca que deveria ser boa desde a sua construção. Analogamente, a nova Arca (Maria) não poderia ser ruim desde o seu início. Por isso, Maria foi preservada, por Deus, do pecado original que herdamos dos nossos pais, e por méritos do seu filho, ela também não esteve um momento sequer sob o domínio do pecado. Ela não esteve um momento sequer longe do seu filho, em corpo e em alma.

Agora vem a pergunta: Maria é a Arca da Nova Aliança?

Para ser a Arca, Maria teria que preencher três critérios. Ou seja, dentro dela precisaria conter três critérios.

A Arca do antigo testamento continha o Maná, o varão de Araão e os Dez Mandamentos. Será que Maria teve tudo isso dentro de si? Vejamos:

1 – “Jesus respondeu-lhes: “Em verdade, em verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu, mas o meu Pai é quem vos dá o verdadeiro pão do céu; porque o pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo.” (Jo 6, 32-33). Realmente Maria carregava o verdadeiro Maná dentro de si.

 2 – “Portanto, irmãos santos, participantes da vocação que vos destina à herança do céu, considerai o mensageiro e pontífice da fé que professamos, Jesus.” (Hb3,1) Ele é o verdadeiro varão, o sumo sacerdote.

 3 – “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo1,14). Maria carregou a palavra encarnada em seu seio.

 Logo, Maria é A ARCA DA NOVA ALINÇA! Ela preenche o três critérios!

 Quando Moisés foi consagrar o tabernáculo aconteceu que: “… a nuvem cobriu a tenda de reunião e a glória do Senhor encheu o tabernáculo.” (Ex 40, 34). Da mesma forma aconteceu com Maria: “..O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra.” (Lc 1,35). Não há como negar que Maria seja a Arca da Nova Aliança!

 O Rei David pulou, dançou e se alegrou na presença da Arca: “Davi dançava com todas as forças diante do Senhor, cingido com um efod de linho. O rei e todos os israelitas conduziram a arca do Senhor, soltando gritos de alegria e tocando a trombeta.” (2Sam 6, 14-15). Da mesma forma, quando Maria visitou sua prima Isabel aconteceu algo semelhante: “Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.” (Lc 1,43-44). João estava dançando diante da Nova Arca, Maria! David fez uma exclamação semelhante: “como  pode a Arca do Senhor vir até mim?”

 Depois disso, “ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obed-Edom de Gat e o Senhor abençoou-o com toda a sua família.” (2Sm 6,11)

Agora compare com “Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa.”(Lc 1,56).

 Vejamos agora o que diz Paulo: “A Lei, por se apenas a sombra dos bens futuros, não sua expressão real, é de todo impotente para aperfeiçoar aqueles que assistem aos sacrifícios que se renovam indefinidamente cada ano.”(Hb 10,1).

Paulo nos lembra que a antiga aliança é apenas uma sombra dos bens futuros. Logo, é de se esperar que a manifestação de Deus em Maria seja muito superior que a antiga arca. Há uma promessa: “Porei ódio entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15).  Há uma promessa de uma nova EVA. E essa promessa se realiza em Maria a nova EVA, agora chamada de AVE. A descendência dessa mulher esmagaria a cabeça da serpente.

Sugiro para a conclusão desse raciocínio o texto QUEM É ESSA TEMÍVEL COMO UM EXÉRCIO EM ORDEM DE BATALHA: https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/05/02/quem-e-essa-temivel-como-um-exercito-em-ordem-de-batalha/

 Se Maria fosse concebida em pecado, ou estivesse sob o domínio do pecado, um segundo sequer, ela seria menor que EVA e Deus não teria cumprido sua promessa em Gn 3,15.

 Oh Maria Concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos à vós!


Responses

  1. LINDO ESSE POST!! PARABENS pelas citações bíblicas!! PERFEITO!!! Maria, Arca da Nova Aliança, rogai por nós!!!

  2. Meu irmão a fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus (Rm 10:17). Esqueça só um pouco o amor idólatra a Maria e a Igreja Católica e coloque na sua cabeça, que a vontade de Deus está descrita na Bíblia. Você quer mesmo apostar a sua salvação, que a vontade de Deus está em sagradas tradições, sagrados ministérios e outros dogmas criados por uma Igreja que na época só não era mais perversa e pecadora por falta de espaço.
    O pior é que com o conhecimento, garra e afinco que você demosntra em prol de causas antibíblicas, deve estar conseguindo arrastar mais pessoas com você. Leia I Timóteo 4 e II Timóteo.
    Você acha mesmo que os justos a quem a Bíblias se refere são justificados por tradição e magistério.
    Use o seu conhecimento pra lutar pela causa do evangelho. Pedro e tantos outros cristãos foram mortos pela causa do evangelho. É so ler a Bíblia para ver qual a doutrina da Igreja Primitiva.
    A onde você leu na Bíblia a vontade de Deus expressa para alguém cultuar, se ajoelhar, orar, da poder de divindade, a outro que não seja Deus. O contexto de toda a Bíblia é um só e você sabe qual é: ao único que é digno: “Eu sou”.
    Você ainda tem tempo de usar esse teu conhecimento em prol da obra de Deus e não disperdiçar na tua vida, o sascrifício do único que pode te justificar, a saber é Jesus e não há outro nome. Me perdoa pelas duras observações, mas a Palavra de Deus é ainda mais pesada para os que são pedra de tropeço aos pequeninos. Cuidado e tenha misericórdia!

    • Caro Arimar, alguém mentiu pra vc hein!!
      Amor idólatra? Primeiro, se é idólatra não é amor! Sabes o conceito cristão de amor?
      Acusações desse tipo contra a igreja é diária aqui no blog, mas quase ninguém quer discutir seriamente aqui… vc provavelmente estudou nessas escolas dominicais espalhas em cada beco a fora…

      Bom vc me pede para ler I Tim 4 que diz: “O Espírito diz expressamente que, nos tempos vindouros, alguns hão de apostatar da fé, dando ouvidos a espíritos embusteiros e a doutrinas diabólicas”…
      Ora caro Arimar, quando essa carta foi escrita a sua igreja já existia? NÃO? Então a sua igreja apostatou da fé. Quando essas carta foi escrita, a Igreja Católica é a única Cristã. Parece que essa advertência de Paulo não é para mim!

  3. BOA TARDE, SE É EQUIVOCADO DIZER QUE TODA DOUTRINA ESTA SOMENTE NA ESCRITURAS E EXTREMAMENTE EQUICADO INGNORAR O QUE A BIBLIA CONDENA E DEIXA CLARO EM RALAÇÃO AS PRATICAS A IGREJA ROMANA.
    MARIA NAO TEVE PECADO?
    LEVITICO CAP. 12
    Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

    Fala aos filhos de Israel, dizendo: Se uma mulher conceber e der à luz um menino, será imunda sete dias, assim como nos dias da separação da sua enfermidade, será imunda.

    E no dia oitavo se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio.

    Depois ficará ela trinta e três dias no sangue da sua purificação; nenhuma coisa santa tocará e não entrará no santuário até que se cumpram os dias da sua purificação.

    Mas, se der à luz uma menina será imunda duas semanas, como na sua separação; depois ficará sessenta e seis dias no sangue da sua purificação.

    E, quando forem cumpridos os dias da sua purificação por filho ou por filha, trará um cordeiro de um ano por holocausto, e um pombinho ou uma rola para expiação do pecado, diante da porta da tenda da congregação, ao sacerdote.

    O qual o oferecerá perante o SENHOR, e por ela fará propiciação; e será limpa do fluxo do seu sangue; esta é a lei da que der à luz menino ou menina.

    Mas, se em sua mão não houver recursos para um cordeiro, então tomará duas rolas, ou dois pombinhos, um para o holocausto e outro para a propiciação do pecado; assim o sacerdote por ela fará expiação, e será limpa

    LUCA CAP. 2,22-24

    E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram(QUEM LEVOU JESUS HEIN?) a Jerusalém , para o apresentarem ao Senhor

    (Segundo o que está escrito na lei do Senhor: Todo o macho primogênito será consagrado ao Senhor);

    E para darem(QUEM DEU HEIN?) a oferta segundo o disposto na lei do Senhor: Um par de rolas ou dois pombinhos.

    NAO ENTENDO SE MARIA FOI CONCEBIDA SEM PECADO DEVERIAMOS VENERAR SEUS PAIS, AVOS DE JESUS,SE ELA FOI SALVA ANTES DO PECADO POR QUE TINHA QUE SACRIFICAR POMBINHOS EM EXPIAÇÃO AO PECADO? SE ELA NAO TINHA PECADO? SE DEUS LIVROU MARIA DO PECADO, PODERIA ENVIAR UM ANJO E DIZER QUE ERA DESNECESSARIO A APRSENTAÇÃO NO TEMPLO E O SACRIFICIO DOS POMBINHOS. OUTRA COISA MARIA ESQUECEU DE DE JESUS NO TEMPLO, SE ELA É PERFEITA, HAVERIA ELA ESQUECIDO DO PROPRIO DEUS?

    DEVEMOS IGNORAR ESTAS PALAVRAS DA BIBLIA? ENTAO PRA QUE SERVE A BIBLIA?

    OUTRA COISA O USOS DE IMAGENS , LEIA ISAIAS 44 DIZ:

    Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.

    Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?

    Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos; e os artífices são apenas homens; ajuntem-se todos, e se apresentem; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.

    O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forja com martelos, e o forja com o seu forte braço; ademais ele tem fome, e a sua força falta; não bebe água, e desfalece.

    O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma à semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa.

    Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer.

    Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela

    O QUE MAIS VEJO NAS IGREJAS CATOLICAS UM MONTE DE IMAGENS, DE SANTOS QUE MUITA VEZES NAO SABEMOS NEM SEQUER O NOME!!

    APOSTOLO PAULO MENTIU EM ESCREVER , TIMOTEO CAP 2,5?:
    Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.

    NA VERDADE QUEM É O VERDADEIRO MEDIADOR DA IGREJA ROMANA? A PALAVRA DE DEUS DEIXA BEM CLARO QUEM E UNICO MEDIADOR, E JESUS MESMO DISSE: e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. (14,13), POR QUE JESUS NAO DISSE PRA PEDIR EM NOME DE MARIA , SAO JAO, SAO JORGE…. SAO TANTOS!!!

    O PROPRIO TERÇO, NO FINAL DAS CONTAS PEDIMOS MAIS PRA MARIA DO QUE PARA JESUS.

    AFINAL, IGREJA CATOLICA APOSTOLICA RAMANA, NOS TROUXE FOI A MENSAGEM DE ROMA, COMETEU ATROCIDADES NO PASSADO, NUNCA ASSUMIU(INQUISIÇÃO), A IGREJA DIZ UMA COISA, MAS HISTORIADORES NUNCA AFIRMARAM A VERSAO DA IGREJA. SO PRA TERMINAR A SALVAÇÃO NAO ESTA NA IGREJA ROMANA E SIM EM CRISTO JESUS.

    DEUS O ABENÇÕE.

    • Cara Amanda, vamos por partes… onde a Bíblia condena as práticas romanas? Esqueceu (ou nunca soube) que foi a Igreja Católica nos seus concílios, que vc refere por nome de romana, que compilou a Bíblia? Não seria contraditório sua observação não!?

      Te pergunto: Jesus teve pecado? Então porque ele se batizou com João, já que o batismo de João era para remissão dos pecados?
      Ora, Claro que Jesus não teve pecado, mas o fato dele querer se batizar e cumprir preceitos não significa que o inverso é verdadeiro. Da mesma forma, o fato de Maria cumprir preceitos judaicos (Ela era judia) não significa que ela não era toda santa.

      Agora vamos as suas dúvidas:
      Sobre as imagens leia: https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/06/16/deus-proibe-as-imagens/

      Sobre a mediação de Jesus leia: https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/03/12/jesus-e-o-unico-intercessor/

      Sobre o terço, a oração não é a Maria, e sim com Maria à Deus Pai. Mas olhe, vamos uma coisa de cada vez.

      Estarei a sua disposição para uma discussão séria!
      Abraços

      • O batismo de João era pra remissão dos pecados , onde vc viu isso ?

      • Adhemar,
        o Batismo de João era um batismo de arrependimento pq o Messias estava para se revelar… porém o Batismo de Jesus nos torna filhos de Deus. Essa filiação perdemos com o pecado de Adão, e com o Batismo podemos receber o Espírito do Filho que clama em nós ABA PAI.

  4. Ei marcos em vez de ficar referenciando artigos,porque não responde igualmente,seguindo a linha de pensamento que estamos seguindo?É difícil encarar a verdade?Em vez de fugir pra seus artigos pré-formados,vamos discutir aqui a palavra de Deus sem interferência.

    • Jhonata, as perguntas de protestantes como vc são sempre as mesmas, por isso faço os artigos. Se eu fosse responder a mesma coisa pra cada um, não teria tempo nem de comer.
      Se vc ler os artigos, poderá mandar pra mim as suas dúvidas.
      Lembre-se, aqui não é bate-boca, é discussão baseada na bíblia e na tradição. É isso que eu faço. Então cabe a vc me responder baseado na sua tradição protestante e no seu entedimento.

  5. Me prova que Maria foi salva de maneira diferente, aonde está escrito ? Vc ja me mandou isso por email, pra que vir e ler td denovo ?

    • Gostaria de deixar uma sugestão aos irmãos protestantes.Vocês que não entendem Nossa Senhora estudem a imagem de Guadalupe no México,pois existem muitos sites e documentarios como o Dyscovery sobre o manto de Guadalupe.UM milagre extraordinario.Gostaria muito que vocês estudassem com olhares imparciais e com inteligencia colocassem seus comentarios.Perguntem até para o nosso amigo Marcos Paulo,que acredito deve entender muito bem do assunto.Já vou adiantando a vocês irmãos protestantes,nem a ciência nem a NASA uma das maiores instituições cientificas do mundo consegue explicar sobre o manto.

  6. […] agora: MARIA TEVE PECADO? : https://marcospauloteixeira.wordpress.com/2010/10/09/maria-teve-pecado/ Gostar disto:GostoBe the first to like this […]

  7. Estes protestantes são teimosos mesmos, estão lendo a verdade mas não querem dar o braço a torcer. Estes metidos a pastorzinhos acham que tem argumentos para provar o que eles acham que é verdade;coisas o que eles aprenderam não sei onde, acham que estão interpletando corretamente a palavra, mas não, só querem mesmo é levar novos ingênuos para as congregações deles. Peço voltem ao verdadeiro Cristianismo, respeitem a mãe de Jesus e todos os Santos seguidores de Cristo.
    Vcs nunca vão me provar que maria não é nossa mãe.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: